domingo, 4 de julho de 2010

Se não os temos, como sabê-lo?


Hoje eu acordei com uma vontade cortante, angustiante de beijar os meus filhos. Me apressei em olhar Rodrigo - que é o filho que (ainda) mora comigo - e cutir a beleza, a tranquilidade e a paz que se manifestam na imagem de uma criança dormindo.

Imediatamente depois, passei a mão no telefone e liguei para a primogênita - que mora com a mãe, a cinquenta Km daqui - mas, como eu já esperava, ela ainda dormia. Ela foi morar um pouco longe, mas eu ainda sei todos os seus horários. Pena que não pude apreciá-la ainda dormindo hoje. Tudo bem, ainda (de anteontem pra) ontem eu te ninei, Eduarda, esperei você levantar e fui fazer o seu café.

Depois de ter acordado com essa vontade, fiquei boa parte da manhã com um poema de Vinícius de Morais na cabeça, e acho que foi isso que me levou a escrever este texto. O beijo em Rodrigo eu já dei (vários, por sinal), agora já consegui falar com Eduarda (tenho necessidade vital de fazer isso diariamente), então, precisava escrever pra ver se parava de ficar pensando no poema.

Disse o Poetinha:

Filhos...filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?

Eu tenho certeza que há alguns caras que não nasceram para a paternidade. Eu, certamente, não sou um deles! Meus filhos não foram programados, isso eu sei, mas há quase quinze anos (que é a idade da minha princesa) que eu sei que o mundo teria tons muito mais acinzentados, opacos, não fosse o colorido, de um brilho quase ofuscante, que a existência deles traz!

Oportuno é o raciocínio de Fabio Ulhoa Coelho, quando diz: "Mostrar o mundo para o filho é redescobri-lo nos seus perdidos detalhes: depois de crescer, a gente só se recorda que a lagarta se metamorfoseia em borboleta, e tantas coisas mais, ao falar disso com ele. Ter filhos, vivenciando intensamente a relação, é rejuvenescer."

Parece que Rodrigo sabe disso, mas o que ele não sabe (do alto dos seus quase três anos) é que a gente fica mais jovem na cabeça e no espírito, fisicamente nós não somos mais os mesmos e não dá pra ficar toda hora sendo o cavalo de corrida, o piso do pula pula ou sustentando ele no ar pra que ele voe igual a abelhinha do Bee Movie (socorro, um ortopedista!!).

Filhos? filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos Convulsos
Meu Deus, salvai-o!

É trabalho hercúleo, eu acho que já fiz queixas pra mim mesmo um zilhão de vezes, mas a recompensa de vê-los estarem bem depois de uma gripe, crise de garganta ou um machucado, faz qualquer fadiga parecer fichinha. Por vocês eu aprendi a lavar roupa, varrer casa, lavar pratos e evoluí de um nissin miojo para uma feijoada complexa. Lembra do macarrão com atum, que hoje você já faz tão bem, Eduarda? Aprendi a fazer tudo o que vocês precisam e, principalmente, o que mais gostam, meus filhos!

É claro que eu tenho plena consciência de que a minha condição é fruto do que eu adquiri dos meus pais, a quem eu devo tudo e que sempre cuidaram e cuidam, protegeram e protegem a mim, meus irmãos e seus netos. Não poderia ser diferente tendo os pais que tenho. Com eles eu continuo aprendendo que a distância não separa, une, que esta mesma distância não é obstáculo que impeça que estejamos sempre muito próximos, colados mesmo. Que o amor dá um nó que não desata nunca!

Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

Eduarda e Rodrigo são o que me há de mais caro, tudo o que eu mais amo e, por isso, espero poder, pelo resto de minha vida, fazer com que vocês se orgulhem cada vez mais de descenderem de mim. Independente de vivermos o tempo todo na mesma casa, nós estamos e estaremos o tempo todo juntos!

13 comentários:

  1. Filho,
    O que dizer diante de uma declaração de amor? Sempre soube desse teu coração que abriga os mais belos sentimentos. Você é íntegro, sensível, generoso. Ser humano incomparável.Tenho em ti a certeza de que o mundo, sim, pode ser melhor. Basta para isso, que tenhamos todos a capacidade de amar, com este amor que em ti foi semeado - não por mim - mas, por Deus, por seres dEle filho perfeito. fiel, justo e bom. Para mim tu és exemplo de dignidade, de desprendimento, de doação. Teus filhos são abençoados. Hoje é raro ver um pai declarar - sem nem nenhum receio - este amor pleno, verdadeiro, ímpar. Intertextualizando:: Filhos, que bom é tê-los, aconchegados ao peito, debruçados no colo, azucrinando nossa cabeça, tirando nosso sono... Filhos?
    Que bom é tê-los, choramingando de birra, jogando brinquedos por todo lugar, correndo descalços pela lama, rabiscando paredes do quarto, virando a casa de pernas pro ar...Filhos? Só quem não os tem jamais saberá do prazer de AMAR. É por isso, querido filho, que bens sabes dizer do amor paternal e dizer o não-dito que em ti está guardado,porém que eu percebo e sinto contigo a tristeza da separação, a dor de não poder estar - fisicamente - de corpo e alma com teus amados e queridos filhos.Lembre-se: Deus tem um propósito na vida de cada um de nós. tudo que nos acontece não é por acaso. Há lições para ser aprendidas. Tira delas proveito. Fortalece-te, que tudo mais te será acrescentado pelas graças do nosso Deus. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sei qual dos dois textos me tocou mais... Fiquei muito emocionada quando li seu texto, Paulo. Mas tive uma crise de choro quando li o da D. Luiza.
    Você é especial!!! E seus filhos terão sempre muito orgulho de ti.

    Bjos

    Iasnaia

    ResponderExcluir
  3. Baseado nos depoimentos anteriores, postei este texto no emu humilde e recem criado blog.

    "Tava lendo um texto escrito por um grande amigo sobre filhos... os filhos... nossos filhos. Fiquei muito feliz em conhecer um cara tão sensível e tão pai; ele conseguiu trocar por palavras sua vida (conheço um pouco da vida dele, afinal somos amigos) não que eu não seja tão pai assim ou assado, eu sou um paizão... pelo menos eu me acho. Causo as vezes uma certa estranheza para os meninos quando sou rígido, firme... tudo tem sua hora. Adoro vê-los me ensinar coisas novas... e até coisas velhas que eu não me liguei muito em aprender. Video game e computador, são coisas desse mundo, do mundo deles, do nosso mundo (por muito tempo foram do outro mundo pra mim) que em alguns momentos sou mordido como por um cão raivoso; mas pra eles, parecem coisas que vendem na padaria junto com pão e manteiga... me espanto como já nascem sabendo das coisas hoje em dia. Crianças... as vezes crionças... comprovam dia a dia que nossa vida tem um propósito... pode ser que a gente esqueça disso por instantes, mas eles nos lembram - nem que seja quando sujam a roupa com creme dental bem na hora de sair, justamente quando estamos atrasados...rs. Troca de roupa rapá e vumbóra. Ou quando te perguntam: o que é um orgasmo pai? Como é que eu nasci? As nuvens são feitas de algodão mesmo? Por que o Flamengo só ganhou um mundial? Perguntas simples... pra eles tudo é simples. Discutem futebol, me corrigem as primeiras palavras em inglês, preparam até café na cama pra gente... que honra!!! E quanto eufóricos ficam na hora de entregar o boletim, de mostrar que botaram pra quebrar nas notas... ahhh!!! Num sei até quando, mas é muito bom isso. Verdades são os pratos do seu cardápio, desconsertando os ditos consertados. Filhos, como é bom tê-los... nos colocam onde temos que estar... e sem pestanejar agradeço por estar ali ou onde quer que seja... pra eles, por eles. Valeu Paulo Nieto D'erico pelo belissímo depoimento de amor por seus
    rebentos... me fez parar um pouco e ver que nada mais somos do que tão somente os ladrilhos do início da estrada destes, que um dia serão de outros ou de outras por momentos curtos ou longos, mas que pra sempre serão nossos... filhos."

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que a saudade que sinto do meu velho pai, falecido em 1991 quando eu tinha somente 14 anos e que me arde no peito até hoje, só sera minimizada (jamais esquecida) quando eu tiver a oportunidade de compartilhar seus ensinamentos e seu amor com os os próprios filhos que eu ainda hei de ter!
    Obrigado pelo texto, Paulinho!

    ResponderExcluir
  5. Paulo, adorei seu texto, muito lindo, fiquei super emocionada. Filhos são dádivas de Deus e sem eles não somos nada!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É meu Irmão,eu já sabia desse seu amor por seus filhos,pais,irmãos,tios(as),primos(as) e amigos,é por isso que todos te adoram e admiram e estou falando isso por te conheçer não a 02 dias ou 02 meses são + ou - 25 anos de amizade e cúmplicidade e nós pais sabemos do grande amor que temos pelos nossos filhos.
    Abraços meu irmão.

    ResponderExcluir
  7. Meu pai,não cabe em palavras demonstrar tamanho amor que sinto por você,meu irmão e nossa família ! Li várias vezes o texto.. amei demais meu Pai,rezo e agradeço todos os dias pela família que tenho!
    Obrigada meu pai,por este maravilhoso texto e pelo amor que me dá e continuará me dando sempre..
    TE AMO PAI ! um beijo

    ResponderExcluir
  8. Sempre lhe admirei, e suas principais qualidades são a gentileza e a paternidade, digo, como vc trata e ama seus filhos!

    ResponderExcluir
  9. Li seu texto na escrivaninha de sua mãe, no Recanto das letras e fiquei maravilhada com sua sensibilidade. Parabéns por ser este pai presente e expressar isso de forma tão poética. Afetuoso abraço. Ângela

    ResponderExcluir
  10. Poxa, poderoso, q bom ler vc!

    Paulinho, PATERNIDADE É UMA ARTE QUE REQUER MUUUUITO TALENTO E AMOR. Acho q vc possui ambos.

    Parabéns, pois acredito q bons pais PRODUZEM e COLHEM bons frutos, ne? kk

    Bjão p vc e pra sua família show!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não te conheço pessoalmente, mas sinto que é uma pessoa muito , muito ESPECIAL,e um MARAVILHOSO Pai.

    Seus filhos estão de parabéns, e devem agradecer a Deus todos os dias por você existir.

    ResponderExcluir
  13. que lindo texto caro paulo !!

    Vc tem um dom Paternal coberto de proeza e essência que acolhe,que faz ser coberto em noites de frio para seus filhos...isso é puro e bonito,nos dias de hoje o amor paterno é a verdadeira riqueza....
    nos tornamos tão pequenos diante dos nossos filhos,desse amor soberano que nos tornamos arvores.....

    Árvore que dá frutos para quem tem fome, que dá sombra e refresca o árduo calor dos caminhantes que seguem pela vida...

    Seja árvore que aninha, que acolhe os passarinhos, que enfeitam os quintais...

    Seja árvore e ensine a quem precisa, a ter raízes sólidas e profundas...

    Seja árvore e partilhe seus braços que se alongam, que se estendem...

    Seja árvore e ajude produzir flores...para que elas possam enfeitar a alma...e para que possam também eles produzir e plantar as suas próprias semente...

    Seja árvore e deixe que percebam como a sua força é suficientemente forte para enfrentar temporais...

    Seja árvore onde poderão descansar os guerreiros depois de suas batalhas...internas...

    Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser árvore...

    Ser árvore...é ter suas folhas embaladas pelo vento...é ser molhada pela chuva e acalentada pelo sol...é fazer parte da criação, como um ser único...

    tenho muito orgulho de vc !!

    maria Lidiane.

    ResponderExcluir