quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chegamos, agora é fato!

Este texto foi redigido por meu grande amigo Valdívio 'Pardal' Sá, e que, por não ter sido publicado onde deveria ter sido, me foi enviado, o que me motivou a criar o blog. Idéia, aliás, que era bem antiga, tendo em vista a falta de espaço para as opiniões contrárias ao que está posto em nosso município.

Aí vai nosso texto inaugural. Espero que gostem, comentem e enviem os seus próprios textos ou testemunhos do quanto já foram podados em sua liberdade de expressão pelo veículos de comunicação, 'on line' ou não, em nosso município.

Vale lembrar, que as opiniões e comentários enviados a este blog não devem conter ofensas pessoais ou narrar supostos eventos/acontecimentos que não possam, pelo menos, ser apurados.


QUESTÕES PÚBLICAS RELEVANTES EM CAMAÇARI.


Gostaria de fazer umas observações sobre a relação do meu partido e o governo municipal. A primeira coisa que gostaria de ressaltar, é que não sou dirigente do meu partido, logo, não tenho participação nas decisões da direção municipal, muito menos nos acordos em prol da administração pública, acertados entre a Executiva Municipal e o Alcaide municipal.

Vamos aos fatos: O nosso partido atua na secretaria de Cultura, e o que mais me chama atenção é que o único comunista na secretaria é o Secretário Vital Vasconcelos. Como sou eu quem está falando agora podem achar que é loucura, porém quando Tom Zé fala o que outra pessoa disse, ele enfatiza! Não sou eu que estou falando, quem endossa o cheque é X pessoa, parafraseando-o.

Repetirei, “Quando nós assumimos uma tarefa em primeiro escalão de um governo, tem que existir mais comunistas no órgão, para termos a capacidade de desenvolvermos a nossa forma política de implementar nossas ações. Não adianta só o secretário, temos que ter pessoas de nossa confiança”. Quem endossa este cheque, é um de meus mais admirados capas–pretas, o Camarada Péricles de Souza, um dos maiores dirigentes do meu partido na Bahia. Não entendo como isto funciona, critico aqui as dificuldades colocadas pelo Alcaide Municipal e a pouca habilidade da Executiva do meu partido para tratar do assunto.

Outra reflexão que gostaria de levantar são as substituições dos cargos antes geridos por comunistas. Vou colocar dois exemplos, o primeiro é com relação ao Camarada Welito Mendes, que foi fazer parte do Governo do estado com a ascensão da esquerda ao governo da Bahia, assumindo hoje a Coordenação de Micro–Finanças da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes. Não foi substituído por nenhum comunista, mais uma vez uma pequena parcela de poder dos comunistas foi reduzida.

Outro exemplo foi a traição da ex-Camarada Margarida Alves. Desde que eu me entendo por comunista, estava lá a professora Margarida com juras eternas de amor e consciência ao partido. Seu cargo no governo, claro, era da cota dos comunistas na administração de Luiz Caetano, porém, mesmo depois de no último pleito ela representar os comunistas na chapa proporcional, sem expor seus motivos a muitos que a apoiaram - e ai eu cito, a UJS (União da Juventude Socialista), a UNEGRO (União dos Negros pela Igualdade), dentre outros - não prestou, até hoje, nenhum motivo plausível para abandonar as fileiras comunistas.

Parafraseando Karl Marx, “os Comunistas militam nas fileiras do partido comunista...” que está lá no Manifesto do Partido Comunista, lido por muitos de meus leitores. Hoje a companheira se auto intitula Caetanista, da tendência Caetanista do PT, porém, mais uma vez, a parcela de participação do partido no governo diminui.

Sabemos que o partido tem uma participação destacada através do Ouvidor Cotrim, que segundo opinião de populares, é um dos mais capazes auxiliares do Prefeito, sempre cortês, paciente, operante e eficaz. Fica claro para todos também que, na troca da Secretaria de Esportes pela Secretaria de Cultura, os comunistas ficaram com uma estrutura menor.

Estas são as observações de militante do Partido Comunista do Brasil, que não tem nenhuma tarefa partidária orientada pelo Comitê Municipal, mas uma pessoa que tem consciência e capacidade de expor sua opinião sobre o que vê. Sou Camaçariense e conheço, por afinidade ou não, os principais atores da política camaçariense, bem como os atores da administração municipal, sei das dificuldades e dos interesses que aqui imperam, mas estas são observações de angústia de um observador.

A QUESTÃO DA CÂMARA

Não sei se todos sabem, mas sou um técnico em contabilidade, formado pelo Colégio São Tomaz de Cantuária. Esta é minha formação do ensino médio. Apesar de nunca ter exercido esta profissão, entendo um pouco de balanço, de receita e de despesa, e, como técnico da área, acho muito estranho o que foi feito pela equipe da coordenação de finanças da Câmara Municipal. Não acredito em erro, não sou juiz, nem tribunal para condenar ninguém, mas acho muito estranho tamanho erro, ou, quem sabe, safadeza.

Ouvi muito falar em usura de diversos servidores públicos que, infelizmente, tem os vícios arcaicos da corrupção brasileira, e é claro que eu levo isto em consideração quando avalio esta questão.

Podemos observar, segundo informações coletadas, que os saques do empresário, que teve mais de um milhão e meio injetado na conta de sua empresa, foram todos um pouco abaixo dos cem mil reais, valor de saque este que é obrigatoriamente comunicado ao Banco Central do Brasil. Alguém provavelmente o instruiu para que ele assim agisse, imagino eu (vale frisar!

Outra coisa que me chama atenção é que, e isso me foi dito por um servidor da Câmara, o cidadão responsável pela Coordenação de Finanças trabalha mais para si mesmo do que para a Câmara, fica mais tempo em seu escritório de contabilidade do que no expediente administrativo da Câmara. Como, segundo esta minha fonte, ele se preocupa em ganhar o dinheiro dele, este “erro” colocou a Presidente da Câmara em evidência negativa, isto me dói!

Como camaçariense, gostaria de avisá-la que as pessoas que ela coloca em cargos chave da Câmara municipal são pagos com o meu, o seu dinheiro, oriundo dos impostos públicos, e nós, pobres mortais, plebe camaçariense, imaginamos que estas pessoas trabalhem em tempo integral, com vistas ao bom andamento e funcionamento da coisa pública. Mas, ao invés disto, vemos pessoas como este cidadão focarem seus esforços em seus interesses econômicos e comerciais, cometendo “erros contábeis” como este, que jogam os nossos recursos públicos na vala comum da safadeza e corrupção.

Parabéns para minha grande, e é grande mesmo, amiga de infância, adolescência e até hoje, Lílian, grande guerreira, que, tal qual sua mãe, hoje nome de Escola, Dona Maria José de Matos, luta com afinco para criar dignamente sua prole. Parabéns minha irmã, neste dia 27 de janeiro, e me chame para a pinga!

Saudações socialistas e revolucionárias!

4 comentários:

  1. O há de mais verdadeiro na sabedoria popular é que diz: para os amigos tudo, para os inimigos nada. Assim é que vivemos uma pseudo democracia, onde a liberdade de expressão só pode ser exercida se todos forem vozes uníssonas a paparicar o poder.Felicito o amigo Pardal pela coragem de assumir a sua LIBERDADE correndo todos os riscos que conhecemos, quando não se fala a linguagem da bajulação.

    ResponderExcluir
  2. Pardal com está sempre irreverente.
    /o/
    Uma puta injustiça um camarada com tanto potencial não fazer parte do comitê municipal do nosso partido em camaçari.
    :)))
    Abraços!
    Gostei da ideia do blog!

    ResponderExcluir
  3. Camaçari é uma Bela Adormecida!
    onde todas as falcatruas governamentais são polularizadas e inseridas no contidiano do municipio sem nenhuma forma de resistência e/ou questionamento popular que venham causar impacto.
    Tá na hora de acordar, vamos acordar!
    Saudações Libertári(A)s!!!

    ResponderExcluir
  4. Análises pertinentes do Camarada Pardal, admiro bastante sua postura e Camaçari precisa de pessoas como você, que não omitem suas ideias e lutem por um mundo mais justo e igualitário. Saudações socialistas!

    ResponderExcluir