Que beleza, em uma semana já temos dois textos inéditos!
O texto que posto a seguir me foi enviado por Carlos Santos, que é um atento e competente observador do cotidiano. Muito obrigado, Carlão.
Aliás, Carlos, que é servidor público, produtor cultural, ator e poeta, tem, dentre estas e outras qualidades não citadas aqui, um predicado que eu reputo como sendo o melhor: é torcedor apaixonado do nosso Esporte Clube Baêa! Melhor, ele me disse que o nosso amigo comum e dono do texto imediatamente anterior, Danival Dias, também é tricolor, só não sabe ainda! Fiquei realmente muito feliz!
Texto muito bom, que demonstra como está adormecida em nós a nossa capacidade de manifestar a nossa indignação com o que realmente é importante, e quanto parece que a ninguém isso preocupa. Não se esqueça, Carlão, Daqui a pouco irão começar as inscrições para o BBB 11...
Ah, Carlos Santos publica seus textos no blog: cjsban.blog.terra.com.br. Sugiro que vão lá dar uma conferida, pois vale muito à pena. Eis o nosso texto:
Isabela Nardoni no paredão!
“Noventa milhões em ação Pra frente Brasil Do meu coração”, estes versos, pertencentes à música de autoria de Miguel Gustavo, embalou os anos 70 e a conquista do tri. Noventa milhões em ação! Um país inteiro torcendo por um objetivo, como vendia a ditadura, mas tem lá seu fundo de verdade.
O tempo passou, já somos mais de duas vezes 90 milhões. E estou me detendo a estes números para comentar uma das útimas votações do BBB, programa exibido pela rede globo, que recebeu mais de 92 milhoes de votos em um de seus paredões. Gente, o que está acontecendo com a nossa população? Isso é falta do que fazer ou uma imensa carência contemporânea, preenchida pela falsa impressão de que podemos alterar o rumo de alguma coisa, nem que seja a permanência de um “Brother” na casa vigiada?
Nao sou sociólogo, antropólogo, ou qualquer outro “ólogo”, nem sei se este texto está devidamente pontuado, pela antiga ou pela nova regra. Isso agora não me importa muito. Me importa e me incomoda este vazio que vivemos. Nossos jovens já nao sabem quem foram nossos verdadeiros herois, já nao importa o nosso vizinho, o nosso companheiro de sala. Mas “salvam” ou “condenam” fulano ou fulana ao paredão. Onde vamos parar?
Esta semana começa o julgamento do Casal Nardoni, que são acusados de terem matado a filha Isabela. O caso volta a todos os canais e mídias. Vão falar tudo. Até a cor da calcinha da madastra. Se a sombrancelha estava ou não delineada. Parece que temos um gosto pela violência, pelo sangue. Vejam o sucesso que programas como “Bocão” e “na Mira” fazem. Em países que se respeitam mais um pouco, nem iriam pro ar, não por censura, mas por extrema falta de público. Chego a lembrar da figura da hiena, remexendo carniça e sorrindo. Assim parece que estamos.
E pra não dizer que não falei do rebolation, tava reparando estes dias no cantor do parangolé, parece que nem ele aguenta mais essa desgraça. Reparem a cara de cansaço e enfado que ele apresenta dançando. É tudo muito artificial, tudo maquiado. Tudo armado pra gente ter a ilusão de que somos felizes.
Esta semana quem está no paredao é Isabela. Votem. E digam se ela morreu ou foi matada!!!!!
Carlos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário